10 filmes de estrada (ou de viagens) que você tem que assistir! – PARTE 02

Há algum tempo eu publiquei aqui uma lista de 10 filmes de estrada ou de viagens, recomendando que vocês assistissem, pois de alguma forma eu adorei todos.

Pois bem, hoje eu venho divulgar a parte 02 deste artigo! Isso mesmo, são outros 10 filmes incríveis do mesmo tema, dos quais eu gostaria de recomendar pra vocês. Lembrando que nem todos tem a viagem como tema principal, mas ainda assim ela está presente de alguma forma ali. São filmes bem diferentes uns dos outros, alguns que focam especificamente no tema e outros não, são filmes de viagens, trilhas, natureza, estrada, liberdade e recomeço.

Espero que gostem dessa 2ª lista e que ela possa inspirar todos vocês:

01 – O Caminho de Santiago (The Way)

filmes-viagem-o-caminho-santiago

Esse é um filme lindo, e bastante inspirador, é uma pena ser pouco conhecido. Ele conta a história de um médico americano que perde seu filho numa tempestade após tentar trilhar no caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Quando ele chega na França e recupera o corpo de seu filho, ele decide encarar o desafio de continuar o caminho de Santiago para quem sabe compreender melhor o seu filho. Então deixa sua vida na Califórnia para trás, e de luto sai em busca de um significado maior em sua vida. O filme é muito emocionante, nele podemos perceber que “há diferença entre a vida que vivemos e a vida que escolhemos.”

02 – The Drifter

filmes-viagem-the-drifter

Muitos consideram esse filme como um filme de surf, mas para mim é um filme de autoconhecimento. A história é real, e conta a viagem de Rob Machado, um surfista profissional que vai para a Indonésia em busca da paz interior, novas experiências e ondas é claro. Cansado de sua vida publica, ele decide abandonar tudo, e com uma moto, uma barraca, e uma prancha de surf, ele decide desaparecer e viver como um sem-teto,  para explorar as mais belas paisagens da Indonésia. Infelizmente é outro filme pouco conhecido, mas que vale muito a pena assistir.

03 – Sete Anos no Tibet (Seven Years in Tibet)

filmes-viagem-sete-anos-no-tibet

Baseado no livro autobiográfico de Heinrich Harrer, o filme narra a difícil viagem do famoso alpinista para o Tibet em 1939, onde ele tenta escalar o 9º pico mais alto do mundo. Ele não conseguiu o feito, e devido a declaração de guerra entre a Alemanha e a Inglaterra, ele acabou sendo preso, mas fugiu diversas vezes, até que uma delas é bem sucedida. Então ele e um amigo acabam se tornando os únicos estrangeiros na cidade de Lhasa no Tibet. Onde a vida de Heinrich muda radicalmente. É uma grande biografia, e um grande fato histórico.

04 – Diários de Motocicleta (The Motorcycle Diaries)

filmes-viagem-diarios-de-motocicleta

Este filme é mais conhecido, mas um pouco mais antigo, conta a história de Ernesto Guevara e seu amigo Alberto Granado, dois estudantes de medicina que decidem viajar pela América do Sul em cima de uma moto. Eles passam diversos perrengues pela estrada, e passam por lugares lindos também, até conhecerem uma colônia de leprosos que os faz questionar a desigualdade social da região. O filme é baseado nos diários pessoais do revolucionário Che Guevara nos anos 50.

05 – Uma Vida Nova (The Beautiful Country)

filmes-viagem-uma-vida-nova

Este é outro filme desconhecido, mas que é lindo e muito emocionante. Conta a história de Binh, um jovem vietnamita que foi criado como um escravo por sua família adotiva por ser filho biológico de um soldado americano. Certo dia ele decide seguir seu sonho e ir em busca de seu desconhecido pai. E nessa jornada até os EUA ele passa por lugares incríveis e exóticos, conhece pessoas de todos os tipos e passa por diversos perigos, tudo para poder realizar o seu sonho “impossível”.

06 – Uma Vida Extraordinária (The Young and Prodigious Spivet)

filmes-viagem-uma-vida-extraordinaria

Baseado no livro “O Mundo Explicado por T.S Spivet“, de Reif Larsen, esse filme nos conta a história de um garoto de 10 anos de idade chamado T.S. Spivet, que vive em um rancho super isolado. O garoto é superdotado e apaixonado por cartografia. Após a perda de um ente da família, ele ganha um grande prêmio científico, que o faz abandonar sua família e atravessar sozinhos os EUA, de Montana até Washington para poder receber o prêmio. O que o júri não sabe, é que o vencedor é ainda uma criança. É um filme bem pitoresco, mas que tem uma história muito encantadora.

07 – O Melhor Verão da Minha Vida (The Way, Way Back)

filmes-viagem-o-melhor-verao-da-minha-vida

Conha a história de Duncan, um garoto de 14 anos que é mal entendido pelas pessoas com quem convive. Ele sai numa viagem de verão junto com sua mãe e o namorado arrogante dela. Lá, deslocado em meio a sua família, Duncan consegue uma bicicleta, e passa os dias pedalando pela região, até que um dia ele conhece Owen, um cara super legal que trabalha num parque aquático. E através dessa grande amizade, Duncan começa a finalmente encontrar seu lugar no mundo. Por mais que o foco aqui não seja viajar, o filme retrata de uma forma bem bacana o amadurecimento e a amizade.

08 – A Trilha (A Perfect Getaway)

filmes-viagem-a-trilha

Este aqui é um suspense que muita gente fala mal, mas que eu gosto muito haha. O filme conta a história do Casal Cliff e Cydney, dois aventureiros que estão passando a lua-de-mel em uma das ilhas do Havaí. Eles resolvem fazer uma trilha pelas mais belas praias da ilha, até chegar num verdadeiro paraíso. Mas acontece que alguns dias antes houve um assassinato de um casal na ilha vizinha, o que deixa todos na trilha preocupados, e o que antes era o paraíso acaba virando um inferno com um assassino a solta. Parece até uma sinopse de seção da tarde né? kkk Mas eu realmente gosto desse filme, e alem de ser um Thriller bem diferente, tem uma paisagem linda como plano de fundo.

09 – Os Reis do Verão (The Kings Of Summer)

filmes-viagem-os-reis-do-verao

Este não se encaixa muito no tema “Filmes de Viagem”, mas foca no se aventurar e amadurecer. O filme conta a história de Joe, um garoto que não aguenta mais o seu pai, e decide fugir de casa junto de seu melhor amigo e um garoto estanho que os segue, para morarem sozinhos na floresta, longe da presença de adultos. Eles conseguem um ótimo lugar em meio a natureza, constroem uma casa e até conseguem a própria comida. É uma representação do que é uma aventura típica de moleque, assim como o famoso “Stand by me” de 1986.

10 – A Vida Marinha com Steve Zissou (The Life Aquatic with Steve Zissou)

filmes-viagem-vida-marinha-com-steve-zissou

Mais uma obra de arte de Wes Anderson, o mesmo diretor de “Moorise Kingdom“, filme que está na 1ª lista de filmes deste artigo. Conta a história de Steve Zissou, um grande explorador marinho, que além de perder seu melhor amigo devorado por um tubarão-jaguar, ele está perdendo seu talento no ramo profissional. Com o surgimento de seu filho nunca visto antes, ele sai junto a sua equipe para realizar o seu maior épico cinematográfico, em busca do tal tubarão-jaguar. Não espere um filme sério e com coisas normais, ele segue bem o padrão de Wes Anderson, com ótima fotografia, trilha sonora e atuações bem diferentes. Ah, e eu quase ia me esquecendo, o filme tem um bônus, um dos personagens é vivido por Seu Jorge, do qual está sempre com seu violão cantando versões em português das músicas do David Bowie.

Espero que tenham gostado da lista número 2, e caso não tenha visto ainda a lista 1 acesse ela por aqui: 10 filmes de estrada que você tem que assistir parte 01.

Em breve pretendo postar uma lista com os livros de viagem que também acho legal, inclusive estou lendo um agora que se chama “WILD” o nome em português é “LIVRE” apesar da tradução da palavra não ser essa. O livro é da escritora Cheryl Strayed, e conta a trajetória dela pela Pacific Crest Trail, um trekking que cruza os EUA, começa na fronteira do México e termina no Canadá. O livro é bem legal, e está para sair o filme inspirado no livro agora no mês de Outubro de 2014.

Pelo trailer já da pra perceber que vai ser um ótimo filme, e que provavelmente entrará para a próxima lista de filmes de viagem hahaha. Vou postar o trailer aqui embaixo:

Gostou da lista? Qual filme você acrescentaria aí? Deixe seu comentário aí embaixo!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR: