Lista com 10 melhores ilhas da América do Sul, tem 5 ilhas Brasileiras

A votação faz parte do prêmio Travelers’ Choice 2014, realizada pelo site de viagens TripAdvisor.

A enquete foi realizada com 510 usuários do site. A premiação contempla mais de cem ilhas do mundo todo e lista as dez melhores da África, Ásia, Caribe, Europa, América do Sul, Pacífico Sul e dos EUA.

Confira as dez melhores ilhas da América do Sul:

10 – Ilha de Providência (Colômbia)

Ilha de Providência - Colômbia

Sabe qual é o apelido de Providencia Island? O mar de sete cores. Uma visita ao McBean Lagoon National Natural Park é realmente tudo que você precisa para ter uma experiência de viagem perfeita. Sinta-se em outro mundo nessa ilha, onde as águas do mangue encantam com todos os tons de azul. Os pescadores locais ficarão contentes em levar você em uma excursão pela ilha ou até mesmo mostrar a pesca do dia. Relaxe nas praias calmas de areia branca ou faça um passeio romântico pela “Ponte dos namorados”, que leva à ilha vizinha de Santa Catalina.

9 – Isabela (Ilhas Galápagos – Equador)

Isabela - Ilhas Galápagos - Equador

A maior das Ilhas Galápagos, Isabela é um dos lugares onde há mais vulcões ativos no mundo. Se essa é uma notícia empolgante ou apavorante depende de você. Não parece incomodar às iguanas e aos pinguins de Las Tintoreras, um aglomerado de ilhas muito popular para a prática de snorkel. Saia de Puerto Villamil caminhando pelas florestas de manguezais e as lagoas de água salgada até chegar ao Centro de Criação de Tartarugas. Isabela foi utilizada como local para exílio de presos, que construíram o Muro das Lágrimas como parte do castigo

8 – Ilha de Chiloé (Região dos Lagos – Chile)

Ilha de Chiloé - Região dos lagos - Chile

Embora esteja a uma distância, por balsa, de apenas 30 minutos do continente chileno através do Canal de Chacao, a verdejante Ilha de Chiloé – a maior do arquipélago de Chiloé – é um outro mundo. Dezesseis igrejas de madeira agrupadas ao redor de Castro na costa leste da ilha têm o estatuto de Patrimônio Mundial da UNESCO e tradicionais palafitas pontilham as margens. A oeste, o Parque Nacional de Chiloé abriga leões-marinhos, raposas e lontras e proporciona entretenimentos como passeios a cavalo, caiaque e pesca em uma área preservada.

7 – Ilha Grande (Rio de Janeiro – Brasil)

Ilha Grande - Rio de Janeiro

Tão perto do Rio de Janeiro, mas tão diferente, Ilha Grande é um paraíso relaxante e inexplorado do Brasil. Desembarcar na ilha é se desconectar do mundo exterior. Sem carros, sem bancos (traga o seu dinheiro!), sem telefones tocando. É só relaxar ao sol, velejar, nadar, desaparecer nos spas e reaparecer para comer frutos do mar frescos em um dos 30 pequenos restaurantes.

6 – Isla Santa Cruz (Ilhas Galápagos – Equador)

Isla Santa Cruz - Ilhas Galápagos - Equador

Quantas vezes na vida você tem a chance de caminhar por um túnel de lava? Criados pelo processo de fluxo e refrigeração de magma líquido, os tubos de lava subterrâneos de Santa Cruz são simplesmente deslumbrantes. O mais popular é o Túnel do Amor, assim chamado por causa do buraco em forma de coração no teto. Refresque-se com um mergulho nas águas agradáveis de Puerto Ayora, pratique snorkel na Baía de Tortuga ou na Praia El Garrapatero cercada por manguezais e nade tranquilamente ao lado de gigantes nativas na Reserva de Tartarugas de El Chato.

5 – Ilhabela (São Paulo – Brasil)

Ilhabela - São Paulo - Brasil

Maior ilha no litoral do Brasil e, literalmente, uma “bela ilha”, Ilhabela oferece ao visitante cerca de 40 km de praias inexploradas e uma paisagem típica de floresta tropical, com trilhas para caminhadas, cachoeiras e até uma nascente. A 207 km da cidade de São Paulo, Ilhabela pode ficar lotada, por isso tente pegar praia durante a semana.

4 – Ilha de Boipeba (Bahia – Brasil)

Ilha de Boipeba - Bahia - Brasil

A Ilha de Boipeba não é um destino para pessoas que exijam comodidades extravagantes e vida noturna animada. Não, Boipeba é para viajantes que desejam tranquilidade e beleza natural inexplorada. A escapada perfeita inclui mergulhar com snorkel em um amplo recife de corais, caminhar pela exuberante floresta atlântica e provar os frutos do mar mais frescos que você já viu na vida.

3 – Ilha de Tinharé (Bahia – Brasil)

Ilha de Tinharé - Bahia - Brasil

A Ilha de Tinharé é um local incomparável, perfeito para fugir da rotina. A circulação de carros não é permitida nessa ilha brasileira para que você aproveite as praias encantadoras com paz e tranquilidade. (Menos no carnaval, é claro.) Suba em um farol e salte de tirolesa, mergulhe de snorkel para admirar a diversidade da vida marinha ou explore uma das cinco vilas pitorescas de Tinharé. Quando o sol se põe, a animação da ilha só aumenta. Tome um coquetel de frutas refrescantes em Morro de São Paulo para começar sua noite muito bem.

2 – Fernando de Noronha (Pernambuco – Brasil)

Fernando de Noronha - Penambuco - Brasil

Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, o arquipélago de Fernando de Noronha possui um delicado ecossistema. Há restrição no número de visitantes, mas os poucos afortunados são recompensados com praias inigualáveis e águas quentes, calmas e repletas de golfinhos e tartarugas marinhas, o que torna Noronha um dos melhores destinos de mergulho do mundo. Em terra, caminhe pelas trilhas ecológicas do Jardim Elizabeth, da Costa Esmeralda ou da Baía do Sancho, que culmina com uma descida por um conjunto íngreme de escadas esculpidas na divisão de uma falésia.

1 – Ilha de Páscoa (Chile)

Ilha de Páscoa - Chile

Localizada no Sul do Pacífico a mais de 3.200 km da costa chilena, a Ilha de Páscoa não é o lugar mais fácil de acessar. (Se você estiver interessado, o acesso mais fácil é por avião saindo de Santiago ou do Taiti.) Mas o isolamento ajudou a preservar a misteriosa congregação de 1.500 anos de esculturas de rocha vulcânica (maoi) que fez a fama da ilha. Depois de explorar a paisagem única, relaxe em uma praia deserta e medite em um dos lugares mais misteriosos da Terra.

Agora confira as dez melhores ilhas do mundo:

1 – Ambergris Caye (Belize)

2 – Providenciales (Turcos e Caicos)

3 – Bora Bora (Polinésia Francesa)

4 – Ilha Marco (EUA)

5 – Lewis e Harris (Escócia)

6 – Naxos (Grécia)

7 – Aitutaki (Ilhas Cook)

8 – Nosy Be (Madagascar)

9 – Ilha de Páscoa (Chile)

10 – Ko Tao (Tailândia)

 

Fonte: TripAdvisor / Catraca Livre

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR: