O surpreendente vulcão de lava azul!


Ijen é um dos vários vulcões localizados na região de Ijen Caldera no leste de Java, na Indonésia. Este precisamente, é o mais conhecido e mais belo, pois a lava dele é azul, é incrível o visual dele principalmente à noite.

A caldeira de Ijen é composta por uma cor turquesa, e possuí o maior lago de ácido hidroclorídrico do mundo, a cor azulada da lava é causada por conta da temperatura do ácido sulfúrico emitido pelo Ijen.

E quando cai a noite é quando começa o espetáculo, grandes chamas que chegam até 5 metros de altura saltando pra fora, com lava azul incandescente escorrendo à sua beirada. É mesmo incrível.

Ijen - O Vulcão de lava azul

O lugar também serve como mina de enxofre, onde trabalhadores indonésios enfrentam as chamas constantes e a fumaça tóxica todos os dias, e disponibilizam o enxofre para industrias químicas de alimentos.

O vulcão foi descoberto pelo fotógrafo Olivier Grunewald, em 2008. E desde então, ele vem se arriscando para documentar o impressionante vulcão e sua beleza. Na sua última série de fotografias por lá, ele acabou perdendo duas lentes e uma câmera por conta da corrosão do ácido.

Além das maravilhosas fotos, Olivier também fez um pequeno documentário chamado “KAWAH IJEN Le Mystère des Flammes Bleues”, que você pode conferir logo abaixo.

E ai, conhece algum outro vulcão diferente? Comente aí embaixo

Fotos por:  Olivier Grunewald

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR: