Cachoeiras da Maromba – Visconde de Mauá – Vídeo

Maromba: Quando ouvimos essa palavra, a imagem que vem em nossa cabeça é de gente muito forte ou que malha sem parar kkk, mas neste caso estamos falando de uma pequena vila localizada em Visconde de Mauá, um distrito do município de Resende no Rio de Janeiro. Ela se encontra em meio a Serra da Mantiqueira, que faz divisa com Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Visconde de Mauá é bem grande, e possui outras vilas espalhadas na região, infelizmente eu só consegui conhecer a de Maromba mesmo, e dei uma passadinha bem rápida por Maringá.

Uma viagem realizada pela Fenyx Rock Tour, mais uma vez junto com a galera dos Clandestinos, eu embarquei num ônibus rumo ao lugar mais frio que eu já visitei até hoje, para passar um fim de semana conhecendo as maravilhosas cachoeiras da região.

Na verdade nós não tínhamos um roteiro, mas a ideia inicial era chegar no sábado bem cedo e fazer o trekking do pico das agulhas negras (considerado o pico mais alto do Rio de Janeiro) ou o pico da pedra selada, e só depois sair para curtir as cachoeiras, mas infelizmente a gente chegou um pouco tarde em Visconde. A previsão de chegada era para as 4h30 da manhã, mas acabamos chegando por volta das 8h00.

Infelizmente tivemos que deixar esses trekkings dos picos para uma outra vez, mas não desanimamos, montamos acampamento e partimos para a cachoeira mais próxima logo cedo.

Longe da Rotina - Visconde de Maua - Vila de Maromba

O camping em que nós ficamos se chama Camping do Bosque e é bem localizado, fica bem no centrinho da vila e bem próximo as cachoeiras. A Raquel, dona do lugar é super gente boa. Assim que chegamos ela nos tratou super bem e até distribuiu uns mapinhas da região pra cada um.

Para quem se interessar segue o link da pagina do Camping do Bosque.

Uma das coisas mais legais da região é que não importa onde você está ou pra onde vai, sempre terá um riacho, uma piscina natural ou cachoeira no caminho. E a vantagem desses lugares é que geralmente estão vazios, pois as pessoas normalmente preferem ir para as atrações principais e acabam deixando de lado pequenos paraísos como por exemplo essa piscina natural da foto abaixo.

Piscina natural - Maromba - Visconde de Mauá

A Vila da Maromba fica bem atrás do parque nacional do Itatiaia, e fica próxima à quatro belas cachoeiras: Véu da Noiva, Poção, do escorrega e a dos macacos.

Infelizmente eu só consegui conhecer duas dessas quatro listadas, a do escorrega e a do poção. Não porque não deu tempo, mas porque gostamos tanto dessas duas que passamos a maior parte do tempo nelas e acabamos esquecendo que tinham outras. kkkk

A cachoeira do escorrega é o principal cartão postal da região, se trata de um tobogã natural esculpido pela mãe natureza com perfeição. Ela está localizada a apenas de 3km da vila de Maromba.

Cachoeira do Escorrega - Maromba - Visconde de Maua

E a cachoeira do poção, é uma pequena cachoeira que despenca num incrível poço de 7 metros de profundidade. Onde é possível saltar de uma pedra de cerca de 5 metros de altura direto no poço. E para os menos corajosos, é possível seguir uma trilha por baixo e curtir as piscinas naturais que ela proporciona. Ela está a apenas 1km de distancia da vila.

Como somos mais aventureiros, acabamos ficando nessas duas cachoeiras por conta da diversão, mas pretendo voltar uma próxima vez para conhecer as outras duas com certeza.

Poção 7 metros - Maromba - Visconde de Maua

Por se tratar de uma cidade nas montanhas, as noites são BEEEEM GELADAS!!! kkkk Fizemos um luau com uma fogueira ao anoitecer, e ficamos por ali até tarde, alguns corajosos viraram a noite, e eu como já estava exausto, aguentei o quando pude e então fui tirar um cochilo rápido e tentar acordar a tempo de ver o sol nascer nas montanhas, mas infelizmente dormi demais e quando acordei o sol já tinha se levantado. Fazer o quê né? Parti então para a cachoeira do poção novamente, pois no dia anterior eu não tinha pulado e dessa vez eu queria enfrentar meus medos! O salto você pode ver no vídeo abaixo.

Antes de voltar para São Paulo, demos uma passada rápida no centro de Maringá, onde existe uma pequena ponte sobre o rio preto, que une os estados de Minas Gerais com Rio de Janeiro. Muito bacana o lugar e cheio restaurantes e lojinhas de lembranças.

Eu realmente gostei muito de maromba, queria ter tido mais tempo para conhecer mais coisas, mas em breve eu voltarei. É um lugar lindo que eu recomendo muito!

Para conferir como foi essa trip, dá uma olhada no vídeo abaixo:

Como Chegar?

O principal acesso para a região de Visconde de Mauá é pela Rodovia Nova Dutra no km 311 entre as cidades de Resende -RJ e Itatiaia – RJ.

Infelizmente só tem ônibus direto para quem vai do Rio de Janeiro. Quem vem de outras cidades como São Paulo, por exemplo, deve pegar um ônibus em direção à Resende e em seguida pegar outro até Visconde de Mauá.

mapa-visconde de maua

O que acharam?
Deixe seu comentário logo abaixo, fico muito feliz quando recebo duvidas, críticas e sugestões. :)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR: